INOVAÇÃO – Produção de Energia através do transito?

Isso mesmo uma empresa Israelense teve a idéia de produzir energia a partir da pressão dos veículos no piso.A Innowattech encontrou uma forma positiva e inovadora de transformar o essa catástrofe dos tempos modernos em algo positivo e vantajoso para todos.

“Nós podemos produzir eletricidade em qualquer lugar onde se tenha uma estrada (…) usando energia que normalmente é desperdiçada”, explicou à agência Reuters , Uri Amit, presidente da Innowattech.

“Em uma avenida com menos de 1,6 quilômetros (uma milha), quatro faixas e por onde circulam cerca de mil veículos por hora pode gerar aproximadamente 0.4 megawatts de potência, o suficiente para alimentar 600 casas”. Diz O professor Haim
Abramovich, fundador da organização.

O investimento privado de U$$ 3 milhões, a empresa pretende instalar geradores embaixo de calçadas, malhas viárias e ferroviárias capazes de armazenar energia a partir do movimento e peso por meio do processo de Piezoeletricidade (Capacidade de certos materiais de gerar eletricidade quando submetido a uma pressão em seus extremos. Algumas aplicações)

O Instituto de Tecnologia Technion de Israel, junto a Innowattech deve implantar o projeto a partir de 2010 nas principais cidades do mundo, começando pelas israelenses e norte-americanas.

Essa idéia ainda não chegou ao Brasil, mas poderia se tornar algo benéfico para as grandes Cidades como SP que sofre com o transito caótico. Já imaginou a quantidade de energia que conseguiríamos produzir com os kilometros de congestionamento que temos diariamente em nossas estradas e rodovias, não seria uma solução para nosso transito mas com certeza para nosso sistema de distribuição de Energia, e claro para o bolso dos consumidores, quem sabe assim talvez não aliviaria o stress e a tensão sabendo que ao mesmo tempo que estavam utilizando as vias publicas ou parados no transito estavam também produzindo energia.

Alessandra

3 comentários:

  Lilian

19 de novembro de 2009 às 07:15

Se fosse para aproveitar uma energia jogada fora eu até que concordo em partes, porem acho que uma invenção neste nível não é tão benéfica, quanto seria invetar um carro que funcionasse pela energia do sol.
Temos que parar de usar o petróleo o máximo possível, mas como o interese dos grandes é só lucro isso só aconteceria se o mesmo se esgotasse.
Matéria muito interessante !!!

  Hellen Lopes

19 de novembro de 2009 às 10:57

Seria perfeito !!
Acho engraçado que quando as pessoas vêem diversos tipos e formas de inovações tecnológicas, tão logo pensam na grande Cidade de São Paulo, mas porque será que aqui tudo demora tanto pra acontecer em vista tantos estudos ? Falta de recurso, falta de planejamento?

  Anônimo

20 de novembro de 2009 às 10:17

Excelente post, a idéia é fantástica, porém, inovação mesmo seria banir o carro como meio de transporte.

Postar um comentário