Stress do trânsito


A maior causa de stress dos paulistanos e daqueles que passam por São Paulo (geralmente circulando pelas Marginais) é o trânsito.
As consequências dessa situação caótica implicam diretamente na saúde de quem, obrigatoriamente, passa por esse stress diário.

Em muitos casos o stress no transito se dá em torno do seu mal funcionamento de forma geral, ou seja, as pessoas migram para as grandes cidades em busca de novas oportunidades e com isso as cidades vão crescendo de forma desordenada, em conseqüência as linhas de transporte coletivos vão se tornando cada vez mais deficientes e precárias para atender ao grande volume da população.

Não é por acaso que os números de violência no transito são muito altos, e infelizmente não são só casos de buzinadas, xingamentos e bate boca, acontecem muitos acidentes em função da pressão emocional e stress no trânsito, algumas vezes com graves consequências.

Em casos mais extremos de pessoas realmente descontroladas, já foram registradas ocorrências em que o motorista desce de seu carro armado com revolver, facão, etc., ameaçando a vida do outro. Esta situação demonstra uma total falta de equilíbrio emocional de um motorista, que muitas vezes por um fato que pode ser considerado banal, chega a elevado nível de estresse no trânsito, podendo em função disso, tirar a vida de alguém. Se houvesse um pouco mais de bom humor, quem sabe as coisas seriam mais fáceis?

As nossas dicas são: sempre leve uma garrafinha de água para beber no carro, porque além de hidratar, a água ajuda aliviar o stress causado pelo trânsito. Para quem utiliza o transporte coletivo, leve um bom livro, e saia mais cedo de casa. Quem utiliza transporte próprio, o melhor é ligar o rádio, escutar a música que mais agrada e tentar levar as situações com bom humor, mesmo sendo isso um grande desafio.

De qualquer forma, o mais importante é chegar bem ao seu destino.

3 comentários:

  Beth Godoy

7 de novembro de 2009 às 05:28

É muito difícil manter o bom humor parado no trânsito, mas nada justifica a violência.

A violência é provocada só pelo trânsito ou problema começou muito antes???

Descobrir um jeito de aproveitar o tempo parado é interessante, quem sabe aparece algo!!

  Danielle Silva

9 de novembro de 2009 às 03:33

Olá Beth, na verdade a violência é provocada por diversos motivos, e entre eles está o transito, que infelizmente por causa do stress, acaba partindo pra agressão fisica ou moral, que são aqueles "nomezinhos" que escutamos uns gritando aos outros.

  Anônimo

28 de novembro de 2009 às 18:23

Passei por um enorme stress nesta quinta feira: o deejo era chegar para a apresentação do trabalho do grupo. Mas a famosa equação: horário das 18hs, chuva e alagamento de pista da marginal atrapalhou, com direito a ter o retrovisor quebrado por uma moto!!... mas me chocou ver pessoas tentando fugir e entrando na contramão, como se fosse a coisa mais natural do mundo!

Um abraço a todas,
Nanci

Postar um comentário